Aço Patinável - Tendência na Arquitetura

A Arte e a Arquitetura são carreiras impregnadas por tendências de cores, materiais, composições espaciais, que vem e vão.

Uma das novas tendências que temos utilizado em nossos projetos de paisagismo, lojas e residências é o uso do Aço Patinável ou outros materiais que tragam seu efeito.

Imagem do Museu Monteagudo


Para quem ainda não conhece : Aço patinável, também conhecido pelas marcas Corten, Cor-Ten, Cosacor ou Niocor é um tipo de aço que em sua composição contem elementos que melhoram suas propriedades anticorrosivas. Este tipo de aço é muito utilizado na construção civil, apresenta em média 3 vezes mais resistência à corrosão que o aço comum.


Devido ao seu aspecto e pigmento de cores, tem sido muito solicitado para o uso na composição de fachadas e decoração residencial e de espaços comerciais. Normalmente utilizado com sua placa perfurada ou em composição com texturas em 3d, é uma solução com infinitas possibilidades.


A imagem a seguir é do Museu Monteagudo localizado na cidade de Murcia, Espanha. Localizado em um sítio arqueológico romano, ele foi implantado em uma paisagem repleta de edificações com influências Árabes e Romanas.





Outra obra arquitetônica onde foi utilizado o aço patinável com muita propriedade, foi no Edifício Link Office Mall & Stay, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Sua fachada recebeu intervenção do artista plástico gaúcho Carlos Vergara, que perfurou e dobrou o aço patinável para que o mesmo ganhasse essa textura em 3d, com iluminação em led.


Ainda que encontremos a maior utilização esse material em arquiteturas comerciais e corporativas, principalmente devido ao seu custo ainda elevado, é possível encontrá-lo em pequenas intervenções residenciais, conferindo exclusividade a alguns espaços.

Como no caso desse espaço abaixo que possui móveis e uma lareira em aço patinável. (ver site: http://www.cortenkairos.com.br)

O Aço Patinável continuará sendo tendência de decoração por muitos anos, ao que parece, pois, já vem sendo alvo de desejo de muitos clientes.

Seu uso ainda encontra-se restrito àqueles que podem pagar pela sua exclusividade e pelas maravilhosas composições que vem da sua experimentação com outros materiais e suas imagens perfuradas.

Nosso próximo post será sobre materiais diversos que vem tentando substituir o uso do aço patinável, conferindo efeito semelhante, no entanto, por um valor mais acessível.

Para aqueles que não dispensam o material original, o aço patinável será uma opção de material que durará o ciclo de vida da sua edificação.

Bem pessoal... fico por aqui.

Novas dicas de decoração e materiais que utilizam essa linguagem no próximo post.

Compartilhem com os amigos.

Tatiana Portella


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Facebook Icon
  • Pinterest - Black Circle

PORTAL ARQUITETURA E URBANISMO - DIREITOS RESERVADOS

Copyrights